Link Móvel - Treinamento

O Link Móvel é um aplicativo auxiliar ao sistema Link para realização de pré-vendas.

O Link Móvel consome 1 licença adicional do Link por dispositivo. É Necessário ter o Cloud contratado e a sincronização habilitada no Link.

Baixe o aplicativo do Link Móvel na loja da Play Store ou Apple Store, a depender do seu dispositivo.

Antes de começar a configuração, deixe o Link Móvel aberto em seu dispositivo e o sistema Link aberto em sua estação.




Como configurar e sincronizar o Link Móvel com o sistema Link

No sistema Link

  1. Vá na aba Administrativo e, na seção "Aplicativos", clique em Link Móvel, código de acesso rápido "1046".

No smartphone/tablet

  1. Abra o aplicativo Link Móvel.

  2. Clique em Ler QR Code.

  3. Leia o QR Code apresentado no sistema Link.

    Após ler o QR Code, o Link Móvel apresentará um código com 6 dígitos.


No sistema Link

  1. Insira o código e clique em Registrar.

No smartphone/tablet

  1. Clique em Sincronizar e aguarde.

  2. Agora o Link Móvel está sincronizado e pronto para realizar pré-vendas.


Como realizar pedidos no Link Móvel

Os produtos (ativos) cadastrados no sistema Link ficarão disponíveis na tela inicial do Link Móvel.

Para adicionar produtos ao pedido, é possível:

  1. Utilizar o filtro por grupos. filter_list
  2. Navegar pela lista de produtos.
  3. Utilizar o campo de busca e digitar a descrição, código de cadastro ou código de barras do produto.
  4. Fazer a leitura do código de barras com um leitor ou a câmera photo_camera do dispositivo.

  1. Clique no item desejado.

    Ao acessar o item você verá informações como:

    1. Quantidade em estoque.
    2. Código de cadastro.
    3. Valor de venda.
    4. Custo.
  2. Insira as informações do pedido:

    1. Para vendas, informe a quantidade de itens no campo Qtd. vendida.
    2. Para devoluções, informe a quantidade de itens devolvidos no campo Qtd. devolvida.
    3. Para dar desconto no item, informe o desconto percentual em Desconto.
    4. Para alteração de valor do item na venda, insira o valor em reais no campo Valor.


  3. Clique em Confirmar para adicionar o item ao pedido.

    O resumo do pedido pode ser conferido na aba "Resumo".

  4. Após realizar a adição de todos os itens ao pedido, clique em Informar pagamento.


    Na tela de finalização ficam descritos os valores da negociação e deve ser informada a forma de pagamento.

  5. Clique nas formas de pagamento para adicioná-las à negociação. Cada forma de pagamento adicionada será apresentada como uma parcela.

    1. Entrada: Pagamentos à vista, como dinheiro, Pix e cartão. A forma será definida durante a finalização da venda no sistema Link.
    2. Boleto.
    3. Crediário.
    4. Outros: Crediário e boleto. A forma será definida durante a finalização da venda no sistema Link.


    Podem ser adicionados descontos de "Valor" ou "Percentual" ao total do pedido através do botão Desconto no canto superior direito da tela.

    Ao clicar na forma de pagamento escolhida, é possível alterar o valor da parcela e o vencimento.


  6. Clique em Enviar venda para transmitir o pedido ao Link.

    Importante: Caso o Link Móvel esteja configurado para não transmitir vendas automaticamente, esse botão apresentará o texto "Salvar venda" e o pedido ficará "Pendente" na "Lista de Vendas".

  7. Neste momento será solicitado "informar" ou "autenticar o usuário", caso esteja configurado no sistema Link.



Opções extras da negociação

Ícone Cliente person_search

Clique no ícone Cliente para informar o cliente no pedido. É necessário informá-lo quando há pagamento por "Boleto", "Crediário" e "Outros".

Após selecionado o Cliente, é possível:

  1. Visualizar: Mostra informações de cadastro como "CPF/CNPJ" e "endereço".
  2. Última venda: Mostra a "última venda" feita no dispositivo em uso e permite copiar os "itens" e "quantidades" para uma nova negociação.

Caso o cliente adicionado tenha uma tabela de preços vinculada ao cadastro, os valores dos produtos serão atualizados no pedido.

Neste campo é possível apenas selecionar clientes cadastrados no sistema Link.



Ícone Opções da negociação more_horiz

As opções são:

  1. Observação: Adicione observações ao pedido clicando no ícone à direita da tela.
  2. Para visualizar as observações preenchidas neste campo ao importar o pedido no Caixa do Link, acesse "Administrativo > Negociação > Layout" e habilite o campo Exibir observação na pré-venda pendente.

  3. Cancelar venda: Exclui as informações ou alterações feitas na negociação em edição.


  4. Menu de Opções menu

    No menu de navegação, no canto superior esquerdo da tela inicial, há o acesso à:

    1. Lista de vendas: São apresentadas todas as pré-vendas feitas no dispositivo e seu status:

      • Transmitida: Clique na pré-venda e depois em "Visualizar" para abrir a tela de visualização e copiar content_copy os itens do pedido para uma nova negociação.

      • Pendente: Clique na pré-venda e escolha entre:

        • Transmitir: Envia a pré-venda para o sistema Link.

        • Editar: Permite fazer alterações no pedido. Ao finalizar, clique em "Informar pagamento" e depois em "Salvar venda". A venda ficará salva na "Lista de vendas" para ser transmitida posteriormente.

        • Excluir: Exclui permanentemente o pedido.

    2. Sincronização: Onde é possível atualizar os cadastros do dispositivo com os dados mais recentes do sistema Link. Este procedimento é necessário caso haja novos cadastros, mudanças nos existentes e também alterações no estoque.

    3. Configurações: Permite habilitar ou desabilitar o envio automático dos pedidos ao sistema Link.

      Para alterar essa configuração, é necessário que todas as pré-vendas tenham sido transmitidas.

    4. Redefinir: É possível limpar os dados do aplicativo para sincronizar novamente com o sistema Link.



    Finalização de pedidos no sistema Link

    Os pedidos feitos através do Link Móvel ficam disponíveis nos módulos "Negociação" e "Caixa", através do menu "F12 - Opções > Pré-venda", tecla de atalho "F2".

    Você pode optar por "bloquear" ou "permitir" alteração no pedido acessando "Administrativo > Negociação". Ao deixar a opção Habilitar alteração de pré-venda no caixa "ativa", será possível alterar a pré-venda no módulo "Caixa".


    Configurações adicionais no sistema Link

    O Link Móvel recebe algumas configurações do módulo "Negociação" do Link. Para realizar alterações, acesse:

    1. Administrativo > Negociação > Vendedor > Informar/Autenticar: Com esta opção ativa, será solicitado informar/autenticar o vendedor ao transmitir a pré-venda.
    2. Administrativo > Boleto: Ao configurar a conta para emissão de boleto, esta opção de pagamento ficará disponível no Link Móvel.


    Até mais!
    (Atualizado em 18 de julho de 2024)

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