Vinculação do iFood com o sistema Link

Neste tutorial você aprenderá como:

  • Vincular o sistema Link com a plataforma iFood.

  • Enviar os produtos cadastrados no sistema Link para o iFood.

  • Receber ou cancelar pedidos recebidos pelo iFood dentro do sistema Link.



Vincular iFood e Link

  1. No sistema Link, vá na aba Administrativo.

  2. Clique no botão iFood, código de acesso rápido "1043".

  3. Na janela que abriu, clique em Copiar código de vínculo.

  4. Clique na URL que aparece na tela e acesse a conta do iFood.

  5. Ao acessar pela URL, podem acontecer duas situações:

    1. Se aparecer a janela "Permitir aplicativo":
      • O nome do sistema Link aparecerá vinculado.
      • Clique em Autorizar.

    2. Se não aparecer a janela, clique no botão Ativar aplicativo por código:
      • A janela "Ativar um aplicativo" abrirá.
      • Cole o Código de vinculação gerado no sistema Link.
      • Clique em Continuar.
      • Na próxima tela, clique em Autorizar.
  6. Na janela "Autorização do aplicativo", clique em Copiar o "Código de autorização".

  7. De volta ao sistema Link, cole o código no campo "Código de autorização".

  8. Clique em Salvar.

  9. Observação: Esta janela irá se atualizar, trazendo informações como o status da loja e o horário de funcionamento. Lembrando que estas informações são configuradas na plataforma do iFood e não no sistema Link.

    Importante: Caso deseje desvincular o sistema Link do iFood, basta clicar no botão Revogar acesso.

    A estação que você vincular ao iFood será a responsável pela comunicação entre o Banco de dados e o iFood através da internet. Ela também será a estação que receberá as notificações dos pedidos recebidos.



Limpar cadastros

Antes de enviar os produtos, é necessário limpar os cadastros existentes no iFood.

  1. Abra ou reinicie o sistema Link.

  2. Vá na aba Administrativo.

  3. Clique no botão iFood, código de acesso rápido "1043".

  4. Importante: Certifique-se de que as informações do iFood foram carregadas.

  5. Clique no botão Limpar cadastros.

  6. Leia os alertas sobre a limpeza dos cadastros do iFood e clique em Sim.

  7. Faça a autenticação com um usuário Administrador do sistema Link.

  8. Na mensagem "Cadastros no iFood excluídos com sucesso!" clique em Ok.



Enviar produtos para o iFood

Veja duas formas de definir quais produtos cadastrados no Link serão disponibilizados na plataforma do iFood:

  • Definir vários produtos ao mesmo tempo usando o recurso "Alteração em lote":

    1. No sistema Link, vá na aba Cadastros.

    2. Clique na seta abaixo do botão "Produtos".

    3. Escolha a opção Alteração em lote, código de acesso rápido "2015".

    4. Clique no botão [ + ].

    5. Marque os produtos que deseja disponibilizar no iFood e clique em Ok.

    6. De volta à janela de "Alteração em lote", vá na aba Outros.

    7. Na opção iFood clique duas vezes de forma que a caixa de seleção mostre:

    8. Clique em Salvar.

    9. Confirme suas alterações clicando em Sim.

    10. Aguarde o processo de alteração e clique em Ok.


  • Definir um produto individualmente no "Cadastro de produto":

    1. No sistema Link, vá na aba Cadastros.

    2. Clique no ícone Produto, código de acesso rápido "2005".

    3. Clique no botão Buscar e encontre o produto que deseja disponibilizar no iFood.

    4. Clique no botão Alterar.

    5. Vá na aba Plataformas de venda.

    6. Habilite a opção iFood.

    7. Se desejar que este produto tenha um preço diferente na plataforma do iFood, habilite a opção Preço diferente e defina o valor no campo ao lado.

    8. Clique em Salvar.

    9. Importante: A imagem do produto que aparecerá na plataforma do iFood é a mesma cadastrada na aba Foto.



  • Detalhes importantes sobre produtos do tipo Multissabor

    Para que um produto do tipo multissabor seja habilitado no cardápio do iFood, é obrigatório que ele possua um complemento do tipo "Massa".

    Para definir um preço diferente para o produto Multissabor no iFood, é necessário configurar o valor dentro dos sabores que compõem este produto e não nele próprio.



    Atualizar cardápio do iFood

    Nessa integração, sempre que for necessário alterar o cadastro de um produto, como o seu preço por exemplo, essa alteração deve ser realizada dentro do sistema Link e não na plataforma do iFood.

    Para aplicar no iFood alterações de produtos, é necessário fazer a sincronização:

    1. Faça as alterações desejadas nos produtos cadastrados no Link.

    2. Vá na aba Cadastros.

    3. Clique no botão Sincronizar.

    4. Clique em Sim para iniciar o processo de sincronização.

    5. Observação: As alterações serão sincronizadas com o cardápio do iFood.

    6. Quando concluído, clique em Ok.

    7. Essa sincronização deve ser feita sempre que um produto for alterado ou configurado para ser vendido no iFood.



    Receber pedidos do iFood

    Com o sistema configurado e os produtos enviados para o iFood, será possível receber os pedidos pelo Link. Confira onde localizar, confirmar e cancelar os pedidos.

    1. No sistema Link, vá na aba Comercial.

    2. Clique em Delivery, código de acesso rápido "3014".

    3. Clique no ícone Pedidos, tecla de atalho F7.

    4. Importante: Na janela "Pedidos", estarão tanto pedidos vindos do iFood quanto de outras plataformas configuradas no sistema Link.

      Observação: Os pedidos vindos do iFood mostrarão o nome da plataforma em uma tarja vermelha.

    5. Para aceitar o pedido, clique no botão Importar.

    6. Para cancelar o pedido, clique em Cancelar e, quando solicitado, informe o motivo do cancelamento do atendimento.

    7. O pedido aceito será importado para a tela de Delivery.

    8. Observação: Se tiver ponto(s) de impressão configurado(s), o sistema imprimirá uma cópia do pedido.

    9. Gerencie o andamento do pedido na coluna Status.

    10. Importante: O Status é sincronizado com o iFood e possibilita que o cliente acompanhe o andamento do pedido conforme o seu progresso.

    11. Dê um duplo clique no pedido para dar continuidade ao pedido no módulo Atendimento - 3011.

    12. Caso o CPF esteja informado no pedido, o sistema fará o cadastro do cliente automaticamente. Caso não contenha CPF, os dados do cliente serão colocados como "observação" no pedido.



    Definir estação que receberá os pedidos

    É possível alterar a estação que receberá os pedidos:

    1. Acesse a outra estação onde deseja receber os pedidos.

    2. No sistema Link, vá na aba Administrativo.

    3. Clique no botão iFood, código de acesso rápido "1043".

    4. No quadro "Recebimento de pedidos", clique no botão Ativar aqui.

    5. Importante: As notificações de novos pedidos serão recebidas somente neste estação.

      Observação: Na estação ativa, o botão mostrará o nome "Ativo nesta estação" e não estará clicável.

    6. Clique em Salvar.

    7. Quando a comunicação do iFood com a estação principal estiver ativa, todas as estações poderão fazer a gestão e andamento do pedido.



    Opção de aviso sonoro

    É possível configurar para que o sistema emita um aviso sonoro quando um novo pedido for recebido do iFood:

    1. No sistema Link, vá na aba Administrativo.

    2. Clique no botão iFood, código de acesso rápido "1043".

    3. Marque a opção Habilitar aviso sonoro.

    4. Se desejar que este aviso sonoro seja contínuo até que o pedido seja importado ou cancelado, marque a opção Aviso sonoro contínuo.

    5. Clique em Salvar.





Sua resposta ajuda-nos a melhorar nosso serviço. Apreciamos muito sua ajuda.




Cervantes Tecnologia