Causa: Este problema ocorre em algumas versões do Windows 7 e inferiores, porque não possuem suporte para o protocolo de segurança TLS.
Solução: Existem algumas alternativas para tentar resolver este problema:
Alternativa 01: Alterando a configuração do protocolo TLS.
1. No menu "
Administrativo" do sistema Link, clique na opção "
NF-e/NFC-e/MDF-e" ou acesse o módulo "
Configurações de Documentos Fiscais Eletrônicos - 1012".
2. Na aba "Geral", altere a opção "Habilitar protocolo TLS" e clique em "Salvar".
Alternativa 02: Baixando as atualizações disponíveis no Windows Update.
1. No menu iniciar do Windows, digite "Windows Update" e selecione a opção "Windows Update".
2. Caso o botão "
Verificar se há atualizações" esteja disponível, clique para que o sistema busque as atualizações mais recentes.
3. Após a análise, pacotes a serem instalados poderão surgir. Clique em "Instalar atualizações" e aguarde. Este processo pode demorar alguns minutos.
4. Após instalar as atualizações, reinicie o computador.
Alternativa 03: Opções da Internet.
1. No menu "Iniciar" do Windows, digite "Opções da internet".
2. Na aba "Avançadas", clique no botão "Redefinir...".
3. Marque a opção "Excluir configurações pessoais" e clique no botão "Redefinir".
Obs.: Este processo não apagará senhas salvas nem dados de navegação.
4. Feche todos os navegadores e repita o processo do passo 1 (Alternativa 03).
5. Novamente na aba "Avançadas", desça a barra de rolagem até o final, desmarque as opções "SSL 3.0", "TLS 1.0" e "TLS 1.1" deixando selecionada a opção "TLS 1.2" e clique em “OK”.
Alternativa 04: Cadeia de certificados.
2. Abra o arquivo baixado e clique em "Instalar Certificado".
3. Clique em “Avançar”.
4. Selecione a opção "Colocar todos os certificados no repositório a seguir" e clique no botão "Procurar...". Selecione "Autoridade de Certificação Raiz Confiáveis" e clique em "OK". Clique em “Avançar”.
5. Clique em "Concluir".
Alternativa 05: Configuração do Certificado Digital.
1. No "Executar" do Windows (Tecla do Windows + R), digite "CERTMGR.MSC" e clique em "OK".
2. Selecione a opção "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis" e depois dê um duplo clique em "Certificados".
3. Verifique se existem mais de um certificado chamado "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5", com "Finalidades" iguais à “Carimbo de Data/Hora...” ou “Todos”. Caso exista, remova deixando somente um.
4. Clique com o botão direito do mouse no certificado que restou, selecione a opção "Propriedades". Selecione a opção "Ativar todas as finalidades deste certificado" e clique em “OK”.
5. Abra novamente o "Executar" do Windows (Tecla do Windows + R), digite "GPEDIT.MSC" e clique em "OK".
6. No "Editor de Diretiva de Grupo Local", vá em: "Diretiva Computador Local > Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Gerenciamento da comunicação da Internet > Configurações de comunicação da Internet". Dê um "duplo clique" na "Configuração" chamada “Desativar Atualização Automática de Certificados Raiz”.
7. Selecione a oção "Habilitado" e clique em "OK".
A partir da versão: 1.0.0.456.