Rejeição 806: Operação com ICMS-ST sem informação do CEST. Item: X

Causa: Ocorre quando o código "CEST" de um dos itens (produtos) na Nota Fiscal não está preenchido e a tributação do produto é de "Substituição Tributária de ICMS".

Importante: Recomendamos consultar a contabilidade responsável pela empresa antes de alterar qualquer informação fiscal no sistema.

Soluções: Primeiramente, deve-se identificar qual produto na Nota está com o CEST não preenchido. Para isso, note que a mensagem de rejeição mostra este item entre os colchetes "[ ]". Neste exemplo, conforme a mensagem [nItem: 1], o produto com o CEST não preenchido é o Item 1 na Nota. Para corrigi-lo existem duas formas:

    (Alternativa 1) Editando o CEST diretamente na Nota Fiscal:

1. Na tela de edição da Nota, clique na aba "Produtos". Na lista de produtos, clique com o botão direito do mouse sobre o item identificado na mensagem de rejeição e escolha a opção "Alterar".

Observação: Nesta alternativa, o código CEST não será alterado no cadastro do produto, sendo necessário realizar esta correção toda vez que este produto estiver em uma nota.


2. Será aberta a tela de edição do produto. No campo "CEST:", digite o código CEST correto e clique em "OK". Salve a nota e transmita-a novamente.


    (Alternativa 2 - recomendada) Editando o CEST no cadastro do Produto:

1. Feche a mensagem de erro e também a tela da NF-e. Acesse o módulo "Produtos - 2005", busque pelo produto e clique em "Alterar". Vá até a aba "Fiscal" e no campo "CEST" insira um CEST válido. Clique em "Salvar".


2. Acesse o módulo de "Notas Fiscais Pendentes" que fica ao lado do relógio do seu Windows.


3. Localize a Nota com o erro de CEST e perceba que em sua última coluna terá um ícone de alerta amarelo, ele identifica que a nota em questão está com o CEST diferente daquele informado no cadastro do produto. Para corrigir, selecione a Nota e clique no botão "Sincronizar NCM/CEST". Após confirmar a alteração o alerta deverá sumir.

Selecione a Nota novamente e clique no botão "Tratar pendência", desta forma, a Nota será transmitida.


Observação: Caso haja mais de uma Nota com o "ícone de alerta", você pode, primeiramente, corrigir os códigos NCM/CEST no Cadastro de cada produto, voltar então a este módulo de "Notas Fiscais Pendentes" e realizar o procedimento acima com todas as "Notas pendentes" ao mesmo tempo.

    Versão do sistema: 1.0.0.578.

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