Neste tutorial mostramos como criar um Plano Fidelidade. Veja como fazer a vinculação de um Plano Fidelidade a um cliente, além de também como gerar pontos na venda e realizar o resgate destes pontos em futuras vendas.
Importante:
Cada venda realizada a um cliente que possua Plano fidelidade, irá gerar uma quantidade de pontos.
Os pontos serão convertidos em Reais conforme configuração no Plano Fidelidade.
O valor em Reais, poderá ser usado como forma de pagamento em futuras vendas.
Configuração do Plano Fidelidade:
Vá na aba Cadastros.
Clique na seta abaixo do botão Cliente.
No menu que abriu, escolha a opção Plano Fidelidade, código de acesso rápido "2037".
Clique em Novo.
Informe uma Descrição que identifique seu novo plano.
Opcional: É possível defini-lo como um Plano padrão para novos clientes.
Opcional: Quando necessário é possível tornar este plano Inativo sem excluir as configurações.
Na seção Acumular pontos é configurada a forma como se dará o acúmulo de pontos.
Informe em Reais (R$) o Valor equivalente a um ponto.
Exemplo: Caso informe R$ 2,00, a cada R$ 2,00 gastos pelo cliente ele ganhará 1 ponto.
Se desejar, informe em Reais (R$) um Valor mínimo da venda para acumular pontos.
Opcional: Quando marcada a opção Considerar somente o valor à vista, os pontos só serão acumulados quando a forma de pagamento for à vista.
Na seção Resgatar pontos é configurada a equivalência entre Pontos adquiridos e Crédito recebido.
A cada "X" pontos o cliente recebe R$ "Y" em crédito.
Após configurado, clique em Salvar.
Opcional: Clicando em Aplicar a todos os clientes o plano será aplicado a todos os clientes já cadastrados.
Plano Fidelidade para clientes específicos:
Vá na aba Cadastros.
Acesse o módulo Cliente, código de acesso rápido "2001".
Busque ou cadastre um novo cliente.
No canto inferior esquerdo existe a seção Plano fidelidade.
Clique no botão [...] para buscar os planos cadastrados.
Filtre e adicione o Plano desejado.
Opcional: Ao lado é possível visualizar os Pontos acumulados seguido do botão Alterar, caso seja necessário.
Opcional: É possível consultrar o Histórico de pontos deste cliente.
Realizando uma venda com acúmulo de Pontos:
Vá até a aba Comercial.
Acesse o Caixa do sistema Link.
No Caixa, clique em Cliente: não informado ou pressione F10.
Escolha a opção Buscar.
Na tela Buscar Cliente aparecerá a coluna Pontos.
Selecione o Cliente e clique em Ok.
De volta ao Caixa, adicione os produtos desejados.
Pressione F9 para finalizar a venda no Caixa.
Importante: Os pontos só serão gerados após finalizar a venda.
Usando os pontos acumulados como crédito na venda:
Vá até a aba Comercial.
Acesse o Caixa do sistema Link.
No Caixa, clique em Cliente: não informado ou pressione F10.
Escolha a opção Buscar.
Na tela Buscar Cliente aparecerá a coluna Pontos.
Selecione o Cliente e clique em Ok.
Clique novamente sobre Cliente: ou pressione F10 e agora escolha a opção Resgatar X Pontos.
Uma nova tela mostrará o total de pontos acumulados e o valor total a resgatar. Se desejar utilizar o crédito na venda, clique em Ok.
Importante: Não é possível diminuir o valor a ser resgatado, o sistema sempre resgatará o valor total.
Ao confirmar o resgate dos pontos abrirá a tela de Recebimentos/Pagamentos com o valor resgatado. Deixe-o marcado caso queira aplicar à venda.
Importante: O crédito do valor resgatado será abatido do total.
Prossiga com a venda adicionando os produtos desejados.
Finalize a venda.
A partir da versão 1.0.605