Dia do Cliente!
Dicas para atrair e fidelizar seu público.




Você já percebeu que quase todos os meses do ano possuem uma data de destaque para o comércio? O Dia das Mães em maio, Dia dos Namorados em junho e a recente Black Friday em novembro são alguns exemplos de datas que aquecem o comércio e movimentam as vendas durante aquele período.

Todas essas datas, ao longo do ano, buscam atrair e fidelizar aquele que é tão disputado entre os comerciantes: o Cliente.

Esse personagem é um fator essencial para a existência e crescimento do comércio. Seja por uma relação pontual, ou por um vínculo de lealdade e confiança com uma marca, o cliente também merece ser celebrado e homenageado com o seu próprio dia.

O 15 de setembro foi criado para homenagear o cliente e do ponto de vista do comerciante, a data é um ótimo momento para melhorar o relacionamento com sua clientela, conhecer melhor suas necessidades, anseios e expectativas, prestar um atendimento singular e aumentar suas chances de fidelização. Afinal, o cliente satisfeito sempre acaba voltando. E mais, um cliente quando se torna fã de uma "marca", seja pela experiência obtida ou pela qualidade dos produtos, passa a enxergar o "valor recebido" ao invés do "preço pago".

Quem aí não gosta de chegar em um estabelecimento, ser atendido pelo nome, de saber que, do outro lado do balcão está uma pessoa que sabe seu estilo e o que você costuma comprar, ganhar aquele descontão e, até mesmo, aquela condição especial de pagamento?

Quem vende sabe que todos os dias são direcionados ao cliente, mas isso não impede de você aproveitar a visibilidade da data para publicidade e fortalecimento das relações. Além de tudo, essa data tem um diferencial, ela não é focada em um único segmento do público, como outras datas comemorativas, essa prestigia a todos os clientes.

Algumas práticas comuns do comércio costumam ajudar bastante na fidelização de clientes. Entre as mais conhecidas podemos citar:

As Amostras grátis, são uma boa pedida para atrair novos clientes, pois dão uma "prova" da qualidade do seu produto ou serviço, derrubando muitas vezes, ideias ou opiniões pré estabelecidas por aqueles que nunca se viram "comprando outra marca". Funcionam também para quem já é seu freguês, pois podem apresentá-los a uma nova gama de soluções oferecidas por você.

Os Brindes que, além de criar aquela ótima primeira impressão em novos clientes, transmitem um apreço, uma atenção especial, surpreendendo quem não esperava levar nada além do que foi comprar. Mas um Brinde não é bom apenas para o cliente, a empresa também ganha, pois ele acaba se tornando, muitas vezes, uma ferramenta de divulgação. Portanto, pense em brindes que o seu público usaria no dia a dia.

Há também diversos tipos de Promoções que podem ser criadas dependendo do objetivo. Diminuir o preço de uma mercadoria para lucrar na quantidade vendida, substituir uma coleção, lançar um produto novo no mercado ou simplesmente atrair mais clientes para a loja são alguns exemplos de promoção. Também é comum ver por aí, descontos progressivos para quem levar mais quantidades de um mesmo produto e as "condições especiais" para aposentados ou para aqueles que usarem determinada forma de pagamento.
O ideal é ser criativo e ofertar algo onde tanto o cliente quanto o comerciante saiam satisfeitos.

Mais usados por quem vende pela internet, temos o Cupom de desconto e o Cashback. O primeiro, trata-se geralmente de um código que o cliente recebe, em algum momento, e deve ser informado antes do pagamento. Algumas lojas costumam reembolsar o saldo da devolução de um produto em forma de Cupom, dando a opção então, para o cliente usar o valor em uma nova compra. Já o Cashback nada mais é do que uma parcela do valor pago devolvido ao cliente em forma de crédito. Esta opção, por diversos motivos, acontece depois da compra realizada e contribui bastante com a fidelização do cliente. Exemplos de um serviço e uma varejista que trabalham muito bem essa questão do crédito de volta, são o Méliuz e a Magazine Luiza, respectivamente.

Os Pontos são uma espécie de crédito, adquiridos na medida em que o cliente realiza compras. Muitas vezes são vinculados a uma espécie de "Cartão fidelidade", onde, quanto mais utilizado, mais pontos são acumulados. A vantagem para o cliente é que, futuramente, ele poderá trocar estes pontos por algum benefício. Já para a empresa, a vantagem é que ela tem mais chances de fidelizar aquele cliente e passa a conhecer melhor seus hábitos de consumo. Uma vez conhecendo estes hábitos, fica muito mais fácil vender e oferecer produtos relacionados aos que ele costuma levar.
Para possibilitar um cartão assim é necessário que o estabelecimento tenha um sistema informatizado com gestão de vendas e de clientes.

O Frete grátis e a instalação sem custos no local também são ótimas ações e costumam pesar na decisão de compra do cliente, por outro lado, dependendo da sua localização e mão de obra, pode se tornar inviável oferecer estes tipos de benefícios.

As ideias são infinitas, mas claro, desde que esteja tudo de acordo com a legislação e o Código de defesa do consumidor.

Como comerciante, aproveite esta data para celebrar a parceria e fidelizar ainda mais seu cliente. Mostre que ele não é apenas mais um número e sim o quanto ele é especial para seu negócio.

Pesquise, leia, informe-se sobre modelos de promoções que deram um bom retorno.
Somando o que você conhece do seu público aos objetivos que pretende alcançar, seja criativo e crie aquela promoção diferenciada onde todos sairão ganhando. E olha só, se sua promoção for um sucesso, seus clientes compartilharão e você ainda poderá usar os resultados positivos para fazer uma propaganda em cima disso.

Como cliente, aproveite as ofertas, promoções e todos os demais benefícios que as empresas em que você confia estão lhe proporcionando. Pesquise os melhores preços, peça desconto e confira se as condições de pagamento cabem no seu orçamento. Vale sempre lembrar, se for realizar compras online, busque por sites confiáveis e evite cair em golpes desconfiando de promoções absurdas.

E você, já está preparando algo para seus clientes? E como cliente, o que pretende adquirir?

Até mais,

Cervantes - Marketing

(09/09/2021)
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