Postado em 20/08/2025
Esse artigo se refere ao serviço de importação de dados ofertado pela Cervantes, com custos.
A solicitação de importação de dados é realizada no Portal do Parceiro, no menu Importações.
Para iniciar o pedido de contratação do serviço, basta clicar no botão + Nova Importação.
Na janela que abrirá, será necessário preencher algumas informações, começando pela identificação do cliente. Faça a busca através do "ID", "nome" ou "CPF/CNPJ".
Observação: Para fazer o pedido de importação, o cliente precisa estar previamente cadastrado no Portal do Parceiro.
A seguir, é preciso escolher quais dados serão importados. Cada opção tem um valor, que fica visível ao lado do item, e o valor total será lançado como um adicional pendente.
Esta cobrança deverá ser quitada antes ou junto da próxima renovação, a depender do tipo de renovação escolhida para este cliente.
Importante: É fundamental marcar exatamente as opções que deseja importar, pois o que não for marcado, não será importado. Ao mesmo tempo, se alguma opção desnecessária ou inexistente no banco anterior for marcada, ampliará o tempo necessário para conclusão do processo de importação.
Para o compartilhamento do banco de dados, se já houver uma cópia disponível, faça o upload do banco em um serviço de armazenamento em nuvem e adicione o endereço do arquivo no campo "Link do banco de dados".
Caso você não informe um link para download do banco de dados, será necessário enviar o arquivo para a equipe técnica depois. Deixe o campo em branco e aguarde o contato do suporte.
Importante: Se o link ou o arquivo informado estiver incorreto, o pedido será rejeitado. Neste caso, será necessário realizar a solicitação novamente.
Nesta seção também é necessário informar o nome e versão do sistema utilizado anteriormente pelo estabelecimento. É fundamental que estas informações sejam preenchidas corretamente para que possamos seguir com a importação.
Ao final da página é possível observar um resumo do valor total da importação.
O pedido será finalizado ao clicar no botão Contratar Serviço.
Ao concluir a contratação, seu pedido entrará na fila de importações. Assim que iniciar o processo, a equipe responsável analisará as informações e, caso alguma inconsistência seja encontrada, será feito contato para a resolução do caso.
Importante: Neste período, recomenda-se que o cliente continue trabalhando com o sistema anterior normalmente. Caso necessário, a importação dos novos dados inseridos no sistema será feita posteriormente, ao final do processo.
Ao finalizar a importação, enviaremos um banco de dados e solicitaremos que escolha alguns cadastros aleatoriamente, e junto com o cliente verifique dados como "preços de produtos", "códigos de barras" ou "contas a pagar/receber". Se depois de revisado tudo estiver de acordo, o serviço será finalizado.
Caso depois da revisão tenha alguma informação faltando, será feito o ajuste e o banco será liberado para uma nova análise. Após isso, será agendada uma reimportação para atualização dos dados do cliente. Neste caso, a equipe responsável entrará em contato para receber novamente o banco de dados no fim do dia agendado e entregará os dados atualizados no outro dia, concluindo o serviço.
Em Importações ficam listados todos os pedidos de importações feitos, com "informações do cliente", "data da contratação da importação", "status da solicitação" e o "produto licenciado".
Os status podem ser:
Em análise: O pedido será verificado.
Em andamento: Pedido aceito e iniciado.
Cancelado: Cancelamento feito por você.
Rejeitado: Abra a janela "Detalhes da Importação" para ver o motivo.
Concluído: Você receberá o banco de dados através do e-mail cadastrado.
Para ver mais detalhes da solicitação:
Clique no ícone (três pontinhos).
Escolha a opção Ver detalhes.
Na janela que abrirá você verá os detalhes do seu pedido de importação.
Na tela "Detalhes da importação" também fica a opção de Cancelar o pedido de importação.
Importante: Você receberá um e-mail com o banco de dados quando a importação for concluída.