Configurar Catálogo Online

O Catálogo Online é uma página web para venda dos produtos cadastrados no sistema Link. Ele tem foco em delivery e também possui uma versão aplicativo.
Nele é possível personalizar URL, mostrar horário de atendimento, definir as formas de pagamento aceitas, entre outros recursos.

Nesse conteúdo, mostraremos como é realizada a configuração do Catálogo Online dentro do sistema Link.


O Catálogo Online necessita do Cloud contratado no Portal do Parceiro e a sincronização habilitada no módulo Dados da Empresa no Link.





Como habilitar a sincronização do Cloud:

  1. Vá até a aba Administrativo do Link.

  2. Clique em Dados da empresa, código de acesso rápido "1003".

  3. Vá até a aba Cloud.

  4. Clique em Habilitar sincronização.




Habilitar Catálogo Online




Como habilitar e configurar o Catálogo Online:

  1. Clique na aba Administrativo do sistema Link.

  2. Na seção "Integrações", clique em Catálogo Online, código de acesso rápido "1044".

  3. Clique em Habilitar Catálogo Online.


Perceba que as configurações do Catálogo estão dispostas em abas. Antes de salvar, faça as demais configurações conforme necessário.




Identificação




As configurações feitas na aba "Identificação" serão aplicadas tanto para o Catálogo Online quanto para o Menu Digital.



Como preencher as informações de identificação:

  1. Informe um Subdomínio.

  2. No Catálogo Online, o subdomínio pode ser um nome que identifique sua loja. Não pode ter espaços e nem caracteres especiais. Ele fará parte do endereço web e ficará no formato: https://subdominio.comercio.net.br
    Este mesmo subdomínio também poderá ser utilizado pelo cliente para encontrar sua loja no aplicativo do Catálogo Online.

  3. Em Áreas atendidas, informe as áreas onde o estabelecimento realiza entregas.

  4. Escolha Cor primária e Cor secundária, elas serão aplicadas na personalização do seu Catálogo Online.

  5. Escolha cores que tenham um bom contraste com o fundo, pois elas serão aplicadas em textos e botões.

  6. Clique em Salvar.




Horários de atendimento




Como configurar os horários de atendimento:

  1. Vá até a aba Horário de atendimento.

  2. Selecione o Dia da semana.

  3. Clique no botão [ + ].

  4. Informe Hora inicial e Hora final.

  5. Clique em Ok.


É possível adicionar mais de um período por dia, criando mais de um turno. Repita esse passo para cada um dos dias de atendimento do estabelecimento. O dia da semana em que não há atendimento deverá ficar em branco. Nessa mesma tela é possível editar ou excluir os horários.




Formas de pagamento




As formas de pagamento estão divididas em duas categorias:

  • Pagamento antecipado no próprio Catálogo (na finalização do pedido).

  • Pagamento na entrega/retirada do pedido (feito fora do Catálogo Online).


Formas de Pagamento antecipado




Nessa categoria, o cliente realiza o pagamento na finalização do pedido ainda dentro do Catálogo Online. Existem duas opções:

Conta Digital

A Conta Digital proporciona pagamentos por Cartão de crédito (à vista) e também Pix. Ambos com confirmação automática.

Conheça mais sobre esta opção, clicando em nosso tutorial: Configurar pagamento com a Conta Digital.


Pix

Neste método, você configura uma Chave Pix de sua escolha. É a mesma Chave usada na finalização das vendas no Caixa e não possui confirmação automática no sistema.

Conheça mais sobre esta opção, clicando em nosso tutorial: Configurar chave Pix.

Para utilizar esta forma de pagamento Pix, o Pix da Conta Digital deve estar desabilitado. Quando os dois estão ativos, o pagamento é efetuado através da Conta Digital.



Formas de Pagamento na entrega/retirada




As formas habilitadas em pagamento na entrega/retirada, aparecerão no Catálogo mas elas são apenas informativas. Servem tanto para mostrar ao cliente quais são as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento quanto para o estabelecimento saber qual foi a forma que o cliente escolheu para pagar.

São elas:

  • Dinheiro

  • Cartão

  • Pix


Como habilitar as formas de pagamento na entrega/retirada:

  1. Vá até a aba Formas de pagamento.

  2. Na seção Pagamento na entrega/retirada, marque as formas de pagamento desejadas.


As configurações nesta tela não afetam as formas de pagamento oferecidas na negociação no Caixa.


É necessário manter habilitada pelo menos uma forma de pagamento.




Opções de entrega




Como configurar as opções de entrega:

  1. Na aba Opções de entrega, selecione as opções que ficarão disponíveis no Catálogo no momento do pedido.

    • Retirada: Mostrará apenas o endereço para o cliente retirar o pedido.

    • Entrega: O cliente terá apenas a opção de preencher um endereço para recebimento do pedido.

    • Ambas: No Catálogo o cliente terá as duas opções acima.

  2. Se desejar, habilite Taxas de entrega. As taxas utilizadas são as configuradas no módulo Taxa Delivery - 1034 da aba Administrativo. Confira o tutorial de Taxas de entrega no Catálogo Online.




Opções de pedido




  1. Bloquear pedidos fora do horário: o Catálogo Online não permitirá pedidos em horários diferentes dos configurados.

  2. Habilitar envio de pedidos pelo WhatsApp no Catálogo Online: Quando habilitado, será solicitado que o cliente envie o pedido pelo WhatsApp (para o número cadastrado em Dados da Empresa - 1003). O pedido continuará sendo recebido automaticamente.

  3. Aviso sonoro: Quando habilitado, será emitido um único aviso sonoro quando um novo pedido for recebido no módulo Delivery - 3014 do Link.

    • Aviso sonoro contínuo: Quando habilitado, este aviso sonoro será contínuo, sendo silenciado apenas quando o pedido vindo do Catálogo Online for importado ou cancelado.

  4. Em Recebimento de pedidos, a estação que estiver atualmente recebendo os pedidos apresentará o botão "Ativo nesta estação", enquanto que, nas demais estações o botão será "Ativar aqui". Veja o tutorial de como Definir estação responsável por receber pedidos.

  5. Clique em Salvar (√).





Como incluir o Logo da empresa no Catálogo Online




Por padrão, o Catálogo mostrará o Logo cadastrado no módulo Dados da empresa do sistema Link. Caso não tenha um logo adicionado, aparecerá o Nome fantasia.


Como incluir um logo no Catálogo:

  1. Vá até a aba Administrativo do Link.

  2. Clique em Dados da empresa, código de acesso rápido "1003".

  3. Clique no quadro Logo.

  4. Escolha a opção Alterar.

  5. Selecione a imagem no seu dispositivo.

  6. Clique em Salvar.


Visualize as configurações aplicadas acessando o Catálogo Online.





Como disponibilizar produtos no Catálogo Online


Existem 3 maneiras para divulgar, no Catálogo Online, os produtos que estão cadastrados no sistema Link. Você pode definir isso individualmente no cadastro de cada Produto ou para vários produtos ao mesmo tempo, usando módulos como o Alteração em Lote ou o cadastro de Variações.

Temos um tutorial que detalha estas 3 maneiras e ainda abrange outras plataformas de venda.

Clique aqui e veja o tutorial Habilitar produtos em diferentes plataformas de venda.




04 de novembro de 2024
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