Postado em 05/05/2025
Neste treinamento falaremos sobre as comissões para os atendentes no sistema Link.
Veja a seguir:
Primeiramente, para destinar a comissão a um atendente, é necessário configurar para que ele seja solicitado durante a inclusão dos pedidos no atendimento.
No sistema Link, vá até a aba Administrativo.
Clique no botão Negociação, código de acesso rápido "1008".
Marque a opção Atendente e escolha uma das alternativas:
Informar: Nesta alternativa, será apresentada a lista de atendentes na finalização do atendimento.
Autenticar: Nesta alternativa, será solicitada a autenticação por login e senha do usuário atendente que receberá a comissão.
Clique em Salvar
Clique em Sair.
Feito isso, na inclusão de cada pedido aparecerá uma lista para que seja selecionado o atendente. Nesta lista estarão os atendentes que possuem a seguinte configuração em seu cadastro: "Exibir na lista de vendedores/atendentes", como veremos a seguir.
Comissão por usuário
Nesse tipo, você define a porcentagem de comissão que o usuário receberá por venda.
Vá até a aba Administrativo.
Clique no botão Usuários, código de acesso rápido "1001".
Clique no botão Buscar para selecionar um usuário já existente. Neste exemplo, será um usuário com perfil "Atendente".
Selecione o usuário e clique em Ok.
Clique em Alterar.
Observação: Caso queira cadastrar um novo usuário, clique no botão Novo e preencha as informações do cadastro.
No campo Comissão %, cadastre a porcentagem de comissão que este usuário receberá pelas vendas.
Marque a opção Exibir na lista de vendedores/atendentes.
Importante: Habilitar essa configuração é o que faz com que este usuário apareça na lista de atendentes na inclusão dos pedidos.
Clique em Salvar
Clique em Sair.
Agora, sempre que um pedido for realizado, será solicitado um atendente. Caso o atendente tenha porcentagem de comissão cadastrada, como no nosso exemplo acima, a comissão será contabilizada para ele.
Sempre que houver uma inclusão de itens no pedido, será necessário informar o atendente. Assim, cada atendente receberá a comissão derivada dos itens que incluiu no pedido. Isso vale para mesas, comandas ou diretamente no módulo Atendimento.
Os módulos "Atendimento" e "Delivery" contabilizam apenas comissões cadastradas em usuários. Os módulos não contabilizam comissões cadastradas em produtos.
A comissão é calculada independente da forma de pagamento.
Relatório de comissão por atendente
No sistema Link, vá para a aba Relatórios.
Clique no botão Atendimentos.
Selecione a opção Comissão por atendente, código de acesso rápido "6048".
Utilize os filtros e clique em Filtrar.
Neste relatório constará as seguintes informações:
Nome do atendente;
Total em R$;
Quantidade de atendimentos;
Ticket médio em R$;
Porcentagem de Comissão;
Comissão em R$;
Totais da lista de atendentes.
Esse relatório considera os descontos, acréscimos e complementos. O valor total não considera taxas.