Olá!
Uma boa comunicação visual pode ajudar bastante na divulgação e venda de seus produtos e serviços. Pensando nisso, trago hoje 3 ferramentas, simples e intuitivas, com versões gratuitas e que podem ser utilizadas na criação de materiais impressos e digitais para a comunicação de sua empresa em redes sociais, ou até mesmo para a divulgação dos sistemas para clientes em visitas.
Com essas ferramentas você pode desde criar seu próprio logotipo, cartões de visita e folders, até criar capas para seus vídeos no youtube, criar imagens e animações para postar no Instagram, Facebook e muitas outras redes sociais.
* Este post não é patrocinado.
1 - Canva
A versão gratuita do Canva é bem completa. Nele você encontra banco de imagens gratuito e vários modelos prontos para materiais impressos, digitais e para redes sociais.
A ferramenta permite usar diferentes fontes, cores, imagens, inserir seus próprios arquivos e até mesmo criar vídeos com animações básicas para colocar em redes sociais, por exemplo.
O Canva possui versão web e aplicativos para download que te permitem criar e compartilhar projetos entre dispositivos, facilitando alguns tipos de divulgação.
Está em primeiro lugar por ser o mais fácil de usar em comparação com o resultado obtido.
2 - Adobe Creative Cloud Express
Esta ferramenta possui uma versão gratuita com inúmeros recursos como logotipos prontos, materiais para impressos, modelos para redes sociais e um editor simples de imagem e vídeo.
O interessante dele é que te permite recortar imagens de uma maneira muito simples já na versão grátis, então você pode tirar fotos de produtos e editá-las no Express. Além disso, ele é integrado com o banco de imagens da Adobe, com imagens gratuitas e pagas.
Está em segundo lugar, pois apesar de ter uma interface muito amigável, no momento da avaliação mostrou algumas limitações para criar elementos simples, como formas.
3 - Befunky
Este é uma boa alternativa ao Photoshop (que é pago) para quem deseja editar imagens com efeitos prontos ou fazer recortes e alterações básicas. Ele também é integrado com bancos de imagens gratuitos e possui vários efeitos e opções de correções de imagem, todas com "mini vídeo" ou uma imagem demonstrativa do recurso, o que facilita bastante para quem não está familiarizado com os termos.
Além disso, o Befunky possui modelos prontos para materiais impressos e para redes sociais, além de ter modelos com versões para várias plataformas, ou seja, você escolhe um estilo visual e ele possui formatos diferentes desse estilo para serem colocados no Instagram, Facebook, etc.
Ficou em terceiro lugar pois apesar de ser bem intuitiva, o fato de ter mais possibilidades de edição e recursos pode tornar a ferramenta mais complexa para iniciantes.
Agora que já conhece as ferramentas, a dica que deixamos é que aproveite os modelos prontos e conforme se familiarizar com as ferramentas comece a criar os seus. Procure usar as cores de sua empresa, inserir sua logo em todos os materiais e usar as mesmas fontes ao longo dos materiais que criar. Isso mostra profissionalismo, gera consistência na sua comunicação e facilita com que seus clientes reconheçam sua marca.
Além disso, use imagens para tornar os materiais mais atrativos, podem ser fotos, printscreen das telas do sistema ou imagens prontas de bancos de imagens. Pense no que o seu cliente busca, e comunique isso para ele nos materiais.
Até mais!
Caroline Magnus
Marketing - Cervantes