White Label
O que é, vantagens e desvantagens.




Você já ouviu falar em White Label, certo? Este é um termo que vem se popularizando e revolucionando a criação e venda de produtos e serviços, principalmente na área de tecnologia.

Em tradução livre White Label significa "rótulo em branco" e, na prática, quer dizer que a empresa pode colocar sua própria marca em um produto ou serviço de outro fabricante como se fosse seu, sem que o fabricante nem mesmo apareça para o cliente final. Essa troca de marca vai além de uma personalização (troca de logotipo, cores e adaptações) pelo fato de haver uma dissociação total entre a empresa desenvolvedora (ou fabricante) e o produto final.

Ou seja, um fabricante do produto White Label cria um modelo de produto, se responsabiliza pela estrutura, produção, desenvolvimento, manutenção e disponibiliza esse produto para uso de outras empresas. A empresa que negociou os direitos de uso do produto define sua identidade, nome, preço e se responsabiliza pela distribuição, venda e relacionamento com o cliente, uma vez que a marca que aparecerá no produto é a sua.

Funciona como uma parceria e é benéfica para os dois lados, podendo dar escala ao fabricante e possibilitando rapidez e redução de custos no lançamento de novos produtos para a empresa que colocou sua marca no White Label. Isso permite também que cada ponta dessa parceria consiga focar e se responsabilizar pela parte em que está a sua especialidade e a inteligência do seu negócio.

Vantagens do White Label

  • Não precisa investir em pesquisa de mercado, tecnologia e desenvolvimento de produtos.
  • Produto desenvolvido por equipe de especialistas.
  • Atualizações e correções feitas pela empresa desenvolvedora.
  • Possível aplicar sua identidade no produto pronto.
  • Liberdade e flexibilidade no valor de revenda do produto.
  • Você pode focar seu negócio e investimentos na real especialidade de sua empresa.

Desvantagens do White Label

  • Você depende do fabricante para fazer atualizações e adicionar novos recursos aos produtos.
    * Esse item entrou nas vantagens e desvantagens, pois ao mesmo tempo que é bom ter uma empresa especialista responsável pelo produto, você deve garantir que a fabricante é uma empresa séria e comprometida com ele.
  • Outras empresas podem ter um produto semelhante ao seu quando pensamos no "esqueleto" do produto.
    * A diferenciação acontecerá visualmente na personalização e principalmente no serviço que você oferece somado ao produto.

É importante ressaltar também que mesmo o White Label possuindo mais vantagens que desvantagens, nem sempre ele é essencial para uma estratégia de marca. Antes de ter um produto próprio, avalie se essa estratégia está alinhada com os objetivos de sua empresa, calcule os investimentos com marketing específicos para esse produto tanto para a criação quanto manutenção e divulgação dele. Ao ser desvinculado da fabricante ele perde também a reputação que ganhou junto àquela empresa e cabe à sua criar uma nova marca forte.

Por fim, mais do que um investimento em tecnologia ou forma de revenda, o modelo White Label é uma estratégia comercial que pode ser ideal para empresas que precisam de inovação e soluções de tecnologia própria, mas não dispõem dos recursos necessários para desenvolvê-las.

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Até mais,

Caroline Magnus
Marketing Cervantes

(05/10/2021)
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