Rejeição 696: Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final


Causa: 
Ocorre quando tentamos transmitir uma NF-e emitida para um cliente consumidor final que não possui IE (Inscrição Estadual) onde em seu cadastro (Módulo “Cliente - 2001”) o campo “Tipo contrib.” está selecionado como “Não contribuinte” e nas configurações da NF-e (Módulo NF-e - 3002) o campo “Finalidade emissão” consta selecionado como “NF-e normal”.

Soluções: Existem 2 alternativas. Primeiramente, você precisa saber se o cliente é, de fato, contribuinte de ICMS ou não, ou seja, se o cliente tem Inscrição estadual ou não.

Importante: Recomendamos consultar a contabilidade responsável pela empresa antes de alterar qualquer informação fiscal no sistema.



    (Alternativa 01) Cliente não contribuinte/Sem IE:

1. Neste caso, se o cliente for, de fato, não contribuinte, volte ao módulo “NF-e - 3002”, modifique o campo “Indicador de finalização” para “Consumidor Final” (conforme imagem abaixo), clique em “Salvar” e transmita a Nota novamente.





    (Alternativa 02) Cliente contribuinte/Com IE:

1. Neste caso, se o cliente tiver Inscrição Estadual, acesse o cadastro do cliente no módulo “Cliente - 2001”, modifique o campo “Tipo contrib” para “Contribuinte ICMS”, informe a inscrição estadual no campo “Insc. Est.” e salve o cadastro (conforme imagem abaixo).

2. Volte no módulo “NF-e - 3002”, busque a nota novamente (para recarregar os cadastros alterados do cliente) e transmita a Nota. 



    Versão do sistema: 1.0.0.577.

8 de 16 pessoas acharam isso útill.   




Cervantes Tecnologia