Postado em 20/08/2025
É possível migrar um cliente do Navi para o sistema Link, mantendo dados como cadastros de clientes, produtos, estoque e contas a receber.
Abaixo mostramos como realizar esta migração.
Acesse o Portal do Parceiro e faça um novo cadastro do cliente, agora com o produto Link. Você precisará da licença para realizar as demais etapas.
Se tiver alguma dúvida sobre o cadastro, assista ao vídeo Portal do Parceiro 2.0 - Licenciamento.
É possível migrar grande parte dos dados ao passar do Navi para o Link, como "cadastro de clientes", "informações básicas de produtos", "registro de vendas" e "crediários abertos".
Importante: Notas fiscais não são migradas.
Para o envio destas informações, é preciso fazer um backup no Navi Vendas:
Abra o Navi Vendas.
Acesse o menu settings Configurações.
Selecione a opção "Backup" e, na janela que abriu, clique em Fazer backup.
Nesta janela haverão duas opções para o download:
Compartilhar: o arquivo de backup será salvo no computador que está sendo utilizado.
Link de Download: um link de download será gerado e poderá ser baixado por um QR Code ou ao copiar o link e colar no navegador.
Escolha uma das formas disponíveis e faça o download:
Agora é hora de restaurar o backup no Link. Para isso, instale o Link Pro no computador.
Se precisar de ajuda com esta etapa, assista ao vídeo Como instalar o Link.
Após instalado, não é necessário abrir o sistema. Vamos acessar o LinkConfig para seguir com a restauração. Você pode acessá-lo pela pasta "Arquivo de Programas" ou pela área de trabalho do computador:
Caminho 1: Por Arquivo de ProgramasAcesse "Este Computador > Disco Local (C:) > Arquivo de Programas (x86).
Abra a pasta Link.
Abra o arquivo "LinkConfig.PRO".
Clique com o botão direito sobre o ícone do Link Pro.
Escolha a opção Abrir local do arquivo.
Localize e abra o executável chamado LinkConfig.
Com o LinkConfig aberto, siga os passos:
Clique em Restaurar backup.
Escolha a opção 2. Navi Vendas.
Caso já exista um banco de dados criado, o sistema irá apresentar uma tela informando que o banco de dados já existe, clique em Sim na mensagem para substituir o banco.
Na janela de "Autenticação", adicione as informações para login.
Observação: Você conseguirá estas informações entrando em contato com nosso setor de Suporte.
Selecione o arquivo de backup do Navi e aguarde a importação.
Após restaurado o backup, é preciso ativar a licença do cliente:
Clique em Testar para conectar com o banco de dados.
Acesse a aba Licenças.
Adicione o CNPJ.
Insira o Código de Registro.
Você encontrará o "Código de Registro" acessando o Portal do Parceiro. No menu lateral, acesse Licenças e, dentro deste menu, clique em Clientes. Localize o cliente na lista e clique na setinha que está ao lado do nome para encontrar o código. Clique em cima dele para copiar e colar no campo indicado.
Se o Portal mostrar apenas a "Chave", você também poderá utilizá-la para ativação da licença. Copie e cole no campo de mesmo nome, ao lado do código de registro.
Clique em Registrar Licença.
Após esse processo, o Link estará pronto para uso com os dados importados do Navi Vendas.
O pedido do Link para o cliente não cancela a licença do Navi Vendas vinculada ao mesmo CNPJ.
Importante: Para evitar o pagamento de dois sistemas, no mês seguinte, renove apenas a licença do Link.
Observação: Futuramente, caso o cliente queira voltar a utilizar o Navi, será possível reativar a licença.