Migração do Navi Vendas para o Link
É possível migrar um cliente do Navi para o sistema Link, mantendo dados como cadastros de clientes, produtos, estoque e contas a receber.
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Postado em 20/08/2025


Atenção

Este conteúdo é destinado somente a Parceiros Cervantes.


É possível migrar um cliente do Navi para o sistema Link, mantendo dados como cadastros de clientes, produtos, estoque e contas a receber.

Abaixo mostramos como realizar esta migração.


Novo pedido de licença

Acesse o Portal do Parceiro e faça um novo cadastro do cliente, agora com o produto Link. Você precisará da licença para realizar as demais etapas.

Se tiver alguma dúvida sobre o cadastro, assista ao vídeo Portal do Parceiro 2.0 - Licenciamento.


Preparação de dados para migração

É possível migrar grande parte dos dados ao passar do Navi para o Link, como "cadastro de clientes", "informações básicas de produtos", "registro de vendas" e "crediários abertos".

Importante: Notas fiscais não são migradas.

Para o envio destas informações, é preciso fazer um backup no Navi Vendas:

  1. Abra o Navi Vendas.

  2. Acesse o menu settings Configurações.

  3. Selecione a opção "Backup" e, na janela que abriu, clique em Fazer backup.

    Nesta janela haverão duas opções para o download:

    • Compartilhar: o arquivo de backup será salvo no computador que está sendo utilizado.

    • Link de Download: um link de download será gerado e poderá ser baixado por um QR Code ou ao copiar o link e colar no navegador.

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  4. Escolha uma das formas disponíveis e faça o download:


Restauração do backup no Link

Agora é hora de restaurar o backup no Link. Para isso, instale o Link Pro no computador.

Se precisar de ajuda com esta etapa, assista ao vídeo Como instalar o Link.

Após instalado, não é necessário abrir o sistema. Vamos acessar o LinkConfig para seguir com a restauração. Você pode acessá-lo pela pasta "Arquivo de Programas" ou pela área de trabalho do computador:

Caminho 1: Por Arquivo de Programas
  1. Acesse "Este Computador > Disco Local (C:) > Arquivo de Programas (x86).

  2. Abra a pasta Link.

  3. Abra o arquivo "LinkConfig.PRO".

Caminho 2: Pelo ícone na área de trabalho
  1. Clique com o botão direito sobre o ícone do Link Pro.

  2. Escolha a opção Abrir local do arquivo.

  3. Localize e abra o executável chamado LinkConfig.

Com o LinkConfig aberto, siga os passos:

  1. Clique em Restaurar backup.

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  2. Escolha a opção 2. Navi Vendas.

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  3. Caso já exista um banco de dados criado, o sistema irá apresentar uma tela informando que o banco de dados já existe, clique em Sim na mensagem para substituir o banco.

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  4. Na janela de "Autenticação", adicione as informações para login.

    Observação: Você conseguirá estas informações entrando em contato com nosso setor de Suporte.

  5. Selecione o arquivo de backup do Navi e aguarde a importação.

Após restaurado o backup, é preciso ativar a licença do cliente:

  1. Clique em Testar para conectar com o banco de dados.

  2. Acesse a aba Licenças.

  3. Adicione o CNPJ.

  4. Insira o Código de Registro.

    Você encontrará o "Código de Registro" acessando o Portal do Parceiro. No menu lateral, acesse Licenças e, dentro deste menu, clique em Clientes. Localize o cliente na lista e clique na setinha que está ao lado do nome para encontrar o código. Clique em cima dele para copiar e colar no campo indicado.

    Se o Portal mostrar apenas a "Chave", você também poderá utilizá-la para ativação da licença. Copie e cole no campo de mesmo nome, ao lado do código de registro.

  5. Clique em Registrar Licença.

Após esse processo, o Link estará pronto para uso com os dados importados do Navi Vendas.


Inativação do Navi Vendas

O pedido do Link para o cliente não cancela a licença do Navi Vendas vinculada ao mesmo CNPJ.

Importante: Para evitar o pagamento de dois sistemas, no mês seguinte, renove apenas a licença do Link.

Observação: Futuramente, caso o cliente queira voltar a utilizar o Navi, será possível reativar a licença.


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