Você com certeza sabe o porquê iniciou seu negócio e em algum momento pensou em objetivos e possibilidades de onde quer chegar com sua empresa. E o início de um novo ano é um ótimo momento para fazer planejamentos, definir metas e planos de ações para alcançar esses objetivos.
Mas antes de sair por aí planejando conquistar o mundo, primeiro faça uma avaliação de sua empresa buscando entender as áreas e processos que precisam ser revistos, além de medir sua capacidade de entrega e de investimento, e os custos que sua empresa tem, tanto para se manter, quanto para adquirir e manter clientes. Quando você conhece bem sua empresa é mais fácil definir metas que contribuam para seus objetivos.
Ao definir suas metas, lembre que elas são diferentes dos objetivos, pois não são genéricas. Um objetivo pode ser "querer ser a melhor empresa de automação comercial da região", enquanto uma meta pode ser "aumentar a venda do sistema Link em 40% nos próximos 6 meses". Metas são como degraus que te levam a um objetivo maior, são mensuráveis e há várias formas de serem definidas.
O método SMART se mostra muito efetivo nessa definição, pois ele ajuda a pensar as metas de forma prática. No exemplo anterior, nós temos o que quer ser atingido (S = específico), como será medido (M = mensurável) e o prazo para acontecer (T = temporizável). A meta também deve estar de acordo com a realidade de sua empresa (A = atingível) e deve poder ser feita sem causar prejuízos ou sobrecarregar sua capacidade de entrega (R = relevante). Por isso, saber o histórico e situação atual da empresa é importante nesse momento.
Junto à suas metas, pense em planos de ações para definir como elas serão atingidas. Avalie se suas metas demandam novos investimentos, sejam eles de marketing, equipe, equipamentos ou até estudo, avalie também o esforço que precisará ser feito e quanto tempo você ou sua equipe precisam dedicar para tornar a meta possível.
Além disso, você pode criar suas metas de forma escalonada, traçando metas menores de início e, conforme elas forem atingidas, criar metas maiores. Isso ajuda bastante quando o local/praça em que está prospectando é novo e você ainda não é conhecido entre os comerciantes locais. Assim, conforme são feitas vendas e sua rede de referências (comerciantes que te conhecem e recomendam seu negócio) cresce, fechar negócios fica mais fácil e suas metas podem aumentar.
As metas e o planejamento são particulares de cada empresa, mas muito importantes para ter um crescimento guiado. Se está começando a trabalhar com metas, pense em metas simples, não crie nada muito complexo ou muitas metas já de início e, mantenha o foco. Teste também se a forma que você escolheu para definir suas metas funciona para você e faça ajustes.
Até mais,
Caroline Magnus
Marketing Cervantes
(27/12/2021)
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