Rejeição 778: Informado NCM inexistente [nItem: X]


Causa: Ocorre quando o código NCM de um dos itens (produtos) na Nota Fiscal é apontado como NCM inválido.

Soluções: Primeiramente deve-se identificar qual produto da Nota está com o NCM inválido. Para isso, note que a mensagem de rejeição mostra este item entre os colchetes [ ]. Então, conforme a mensagem [nItem: 1], o produto com NCM inválido, neste exemplo, é o Item 1 na Nota. Para corrigi-lo existem duas formas:

Importante:  Recomendamos consultar a contabilidade responsável pela empresa antes de alterar qualquer informação Fiscal no sistema.



    (Alternativa 01) Editando o NCM diretamente na Nota Fiscal:

1. Na tela de edição da Nota, clique na aba “Produtos”. Na lista de produtos, insira um NCM válido na coluna “NCM” do item identificado na mensagem de rejeição. Feito isso, clique em “Salvar” e transmita a nota novamente.

Observação: Nesta alternativa, o código NCM não será alterado no cadastro do produto, sendo necessário realizar esta correção toda a vez que este produto estiver em uma nota.





    (Alternativa 02 - recomendada) Editando o NCM no cadastro do Produto:

1. Feche a mensagem de erro e também a tela da NF-e. Acesse o módulo "Produtos - 2005", busque o produto e clique em "Alterar". Vá até a aba "Fiscal" e no campo "NCM" insira um NCM válido. Clique em "Salvar".



2. Acesse o módulo de "Notas Fiscais Pendentes" que fica ao lado do relógio do seu Windows.



3. Localize a Nota com o erro de NCM e perceba que em sua última coluna terá um ícone de alerta amarelo, ele identifica que a nota em questão está com o NCM diferente daquele informado no Cadastro do produto. Para corrigir, selecione a Nota e clique no botão "Sincronizar NCM/CEST". Após confirmar a alteração o alerta deverá sumir.
Selecione a Nota novamente e clique no botão "Tratar pendência", desta forma a Nota será transmitida.



    Obs.: Caso haja mais de uma Nota com o "ícone de alerta", você pode, primeiramente, corrigir os códigos NCM/CEST no Cadastro de cada produto, voltar então a este módulo de "Notas Fiscais Pendentes" e realizar o procedimento acima com todas as "Notas pendentes" ao mesmo tempo.


    Versão do sistema: 1.0.0.578.
6 de 14 pessoas acharam isso útill.   




Cervantes Tecnologia