Postado em 15/07/2025
Neste tutorial, mostraremos como habilitar a solicitação do CPF ou CNPJ na nota fiscal no momento da venda dentro do sistema Link. Em estados brasileiros, essa exigência segue regras específicas, podendo ser obrigatória a partir de determinado valor. Além disso, informar o documento pode garantir ao consumidor acesso a programas de benefícios.
Dentro do sistema Link, vá para a aba Administrativo.
Clique em Negociação, código de acesso rápido "1008".
Dentro de "Negociação", marque a opção Cliente.
Para que sempre haja uma solicitação opcional de CPF/CNPJ na nota fiscal ao finalizar a venda, selecione a opção CPF/CNPJ opcional.
Caso queira que, além da solicitação opcional, haja uma solicitação obrigatória em um determinado valor, selecione a opção CPF/CNPJ obrigatório acima do valor limite.
Se tiver selecionado a segunda opção, defina o valor limite no campo Limite R$.
Observação: O sistema estará previamente configurado com um valor padrão, conforme cada UF. Este valor padrão foi consultado via consultoria tributária para o preenchimento. Porém, caso precise poderá editar o campo conforme a necessidade.
Finalize clicando em Salvar.
Assim, após selecionar a forma de pagamento, será sempre solicitado o CPF/CNPJ do cliente. Para sair desta tela e emitir a nota fiscal, clique em Sair. Caso tenha selecionado a opção CPF/CNPJ obrigatório acima do valor limite ao passar do valor definido, não será possível emitir nota sem antes informar o CPF/CNPJ.