Existem diversos motivos que podem levar à troca de um computador no estabelecimento do seu cliente. Pensando nisso, listamos abaixo, o que fazer quando precisar substituí-lo e não deixar seu cliente sem o sistema.
Backup da máquina antiga
Dentro do sistema Link do computador que será substituído, vá na barra superior de ícones e escolha a opção Backup.
Escolha um local para salvar o arquivo de backup.
Importante: Isso mostra a importância de manter o backup do sistema atualizado e em um local que não seja o próprio computador. Pois, caso não consiga ligar o computador antigo, esse passo não será possível.
Na máquina nova
Instale o sistema Link no computador substituto.
Na instalação, deixe selecionado Este computador será o servidor do banco de dados e clique em avançar.
Na tela de Licenciamento (imagem abaixo) apenas clique em Restaurar backup. Não se preocupe com a ativação neste momento.
Selecione o arquivo de backup.
Clique em Continuar.
No LinkConfig
Na pasta de instalação do sistema, abra o LinkConfig.
Vá até a aba Licenças.
Na lista de Estações, identifique qual era a antiga máquina e clique com o botão direito do mouse sobre ela.
Escolha a opção Remover.
Importante: Não remova as licenças.
Clique em Sim.
Feche o LinkConfig e abra o sistema Link.
Ao abrir, aparecerá a caixa de diálogo informando que a Estação não está registrada e perguntando se Deseja registrá-la?.
Clique em Sim.
Será registrada a nova estação. Após a mensagem de confirmação, clique em Ok.
Importante: Quando o Servidor do Banco de dados for substituído, é necessário atualizar seu IP no LinkConfig das estações que acessam este banco.