Substituir computador Servidor do banco de dados


Atenção

Este conteúdo é destinado somente a Parceiros Cervantes.
O procedimento a seguir é para a substituição do computador Servidor do Banco de Dados. Para saber como substituir um computador que não é servidor do banco de dados, clique aqui.


Existem diversos motivos que podem levar à troca de um computador no estabelecimento do seu cliente. Pensando nisso, listamos abaixo, o que fazer quando precisar substituí-lo e não deixar seu cliente sem o sistema.

Backup da máquina antiga

  1. Dentro do sistema Link do computador que será substituído, vá na barra superior de ícones e escolha a opção Backup.


  2. Escolha um local para salvar o arquivo de backup.
  3. Importante: Isso mostra a importância de manter o backup do sistema atualizado e em um local que não seja o próprio computador. Pois, caso não consiga ligar o computador antigo, esse passo não será possível.

Na máquina nova

  1. Instale o sistema Link no computador substituto.
  2. Na instalação, deixe selecionado Este computador será o servidor do banco de dados e clique em avançar.


  3. Na tela de Licenciamento (imagem abaixo) apenas clique em Restaurar backup. Não se preocupe com a ativação neste momento.


  4. Selecione o arquivo de backup.
  5. Clique em Continuar.

No LinkConfig

  1. Na pasta de instalação do sistema, abra o LinkConfig.
  2. Vá até a aba Licenças.
  3. Na lista de Estações, identifique qual era a antiga máquina e clique com o botão direito do mouse sobre ela.
  4. Escolha a opção Remover.
  5. Importante: Não remova as licenças.


  6. Clique em Sim.
  7. Feche o LinkConfig e abra o sistema Link.
  8. Ao abrir, aparecerá a caixa de diálogo informando que a Estação não está registrada e perguntando se Deseja registrá-la?.


  9. Clique em Sim.
  10. Será registrada a nova estação. Após a mensagem de confirmação, clique em Ok.

Importante: Quando o Servidor do Banco de dados for substituído, é necessário atualizar seu IP no LinkConfig das estações que acessam este banco.

(27/02/2023)
Sua resposta ajuda-nos a melhorar nosso serviço. Apreciamos muito sua ajuda.




Cervantes Tecnologia