Postado em 05/06/2025
No sistema Link existem configurações para determinar que uma venda de produto com estoque negativo seja feita apenas mediante autenticação. Isso se dá por meio de uma definição realizada tanto no cadastro de produtos, quanto nos perfis de usuário do sistema.
Neste tutorial será mostrado como:
Configurar a solicitação de autenticação para venda de produtos com estoque negativo
Gerenciar as permissões do usuário para a venda destes produtos
Acesse o sistema Link.
Vá até a aba Administrativo.
Clique em Produto, código de acesso rápido "1005".
No quadro "Controle de Estoque", habilite a opção Autenticar venda com estoque negativo.
Importante: Essa opção obriga que, na finalização da venda de um produto sem estoque, seja necessária a autenticação de um usuário com permissão para isso.
Clique em Salvar.
Para continuar, é preciso gerenciar os privilégios de cada usuário, definindo quem precisará de permissão para fazer a venda e quem poderá liberar a movimentação.
Volte à aba Administrativo.
Agora clique em Usuários, código de acesso rápido "1001".
Clique em Buscar.
Selecione o usuário e clique em Ok.
Clique no botão Alterar.
Por padrão do sistema, ao criar um usuário, as permissões já vêm marcadas de acordo com o perfil e cabe ao administrador definir quais privilégios manterá. A permissão para venda com estoque negativo já vem preenchida em quase todos os perfis, com exceção do perfil "Técnico".
Como neste exemplo quero bloquear a venda de produto com estoque negativo para esse usuário Caixa, desmarco a opção "Permitir venda com estoque negativo".
Clique em Salvar.
Desta forma, sempre que este usuário tentar incluir na venda um produto com estoque negativo, será solicitada a autenticação de um usuário com tal privilégio.
Observação: A autenticação poderá ser por login e senha, código de barras ou até mesmo com um leitor biométrico compatível com o sistema Link. A forma de autenticação pode ser definida em Configurações gerais, código de acesso rápido "1024".
Acesse a aba Administrativo.
Clique em Logs e escolha a opção Logs autenticações, código de acesso rápido "1020".
Refine sua busca utilizando os filtros desta tela. A filtragem está disponível por:
Clique em Filtrar.
Você verá a data de movimentação, a estação em que foi realizada, o operador, qual foi o tipo de autenticação necessária, a descrição dos detalhes, quem autorizou a movimentação e o status atual.
Observação: Ao clicar com o botão direito sobre os resultados, é possível exportar as informações para uma planilha do Excel.