Causa: Ocorre quando a "unidade tributável" de um item está diferente daquela que a SEFAZ (do estado) exige.
Vamos utilizar como exemplo, o produto "Botijão de Gás de cozinha (GLP) de 13Kg". Esta rejeição ocorrerá se este produto constar na Nota com a unidade de medida em "UN" (unidade) em um estado onde a SEFAZ exija que a "unidade tributável" seja informada em "KG".
Solução: Primeiramente deve-se identificar qual produto da nota está com a unidade tributável inválida. Para isso, note que a mensagem de rejeição mostra este item entre os colchetes [ ]. Então, conforme a mensagem [nItem: 1], o produto com unidade tributável inválida, neste exemplo, é o Item 1 na nota. Após identificado, deverá ser definido o "Fator de conversão" para "unidade tributável".
Importante: Recomendamos consultar a contabilidade responsável pela empresa antes de alterar qualquer informação Fiscal no sistema.
1. Após identificar o produto, deve-se excluir a Nota para refazê-la posteriormente.
2. Acesse o módulo "Produtos 2005", busque pelo produto e clique no botão "Alterar".
3. Na aba "Fiscal", habilite a opção "Utilizar unidade tributável diferente da unidade de venda".
4. No campo "Fator conversão:" informe a quantidade de unidade tributável que compõe esse produto e no campo "Unidade tributável", selecione a unidade tributável exigida pela SEFAZ. Então, de volta ao exemplo do produto "Botijão de gás 13Kg", o Fator conversão será "13" e a unidade tributável "Kg".
5. Clique em "Salvar" e refaça a Nota.
Versão do sistema: 1.0.0.578.