Erro: "A conexão subjacente estava fechada".
Causa: Este problema ocorre em algumas versões do Windows 7 e inferiores, porque não possuem suporte para o protocolo de segurança TLS.

Solução: Existem algumas alternativas para tentar resolver este problema:

    Alternativa 01: Alterando a configuração do protocolo TLS.

1. No menu "Administrativo" do sistema Link, clique na opção "NF-e/NFC-e/MDF-e" ou acesse o módulo "Configurações de Documentos Fiscais Eletrônicos - 1012".

2. Na aba "Geral", altere a opção "Habilitar protocolo TLS" e clique em "Salvar".





    Alternativa 02: Baixando as atualizações disponíveis no Windows Update.

1. No menu iniciar do Windows, digite "Windows Update" e selecione a opção "Windows Update".


2. Caso o botão "Verificar se há atualizações" esteja disponível, clique para que o sistema busque as atualizações mais recentes.

3. Após a análise, pacotes a serem instalados poderão surgir. Clique em "Instalar atualizações" e aguarde. Este processo pode demorar alguns minutos.


4. Após instalar as atualizações, reinicie o computador.




    Alternativa 03: Opções da Internet.

1. No menu "Iniciar" do Windows, digite "Opções da internet".


2. Na aba "Avançadas", clique no botão "Redefinir...".


3. Marque a opção "Excluir configurações pessoais" e clique no botão "Redefinir". 

    Obs.: Este processo não apagará senhas salvas nem dados de navegação.


4. Feche todos os navegadores e repita o processo do passo 1 (Alternativa 03). 

5. Novamente na aba "Avançadas", desça a barra de rolagem até o final, desmarque as opções "SSL 3.0", "TLS 1.0" e "TLS 1.1" deixando selecionada a opção "TLS 1.2" e clique em “OK”.





    Alternativa 04: Cadeia de certificados.

1. Comece baixando a "Cadeia de certificados V5" clicando aqui

2. Abra o arquivo baixado e clique em "Instalar Certificado".


3. Clique em “Avançar”. 

4. Selecione a opção "Colocar todos os certificados no repositório a seguir" e clique no botão "Procurar...". Selecione "Autoridade de Certificação Raiz Confiáveis" e clique em "OK". Clique em “Avançar”.



5. Clique em "Concluir".




    Alternativa 05: Configuração do Certificado Digital.

1. No "Executar" do Windows (Tecla do Windows + R), digite "CERTMGR.MSC" e clique em "Ok".


2. Selecione a opção "Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis" e depois dê um duplo clique em "Certificados".


3. Verifique se existem mais de um certificado chamado "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5", com "Finalidades" iguais à “Carimbo de Data/Hora...” ou “Todos”. Caso exista, remova deixando somente um.


4. Clique com o botão direito do mouse no certificado que restou, selecione a opção "Propriedades". Selecione a opção "Ativar todas as finalidades deste certificado" e clique em “OK”.


5. Abra novamente o "Executar" do Windows (Tecla do Windows + R), digite "GPEDIT.MSC" e clique em "Ok".


6. No "Editor de Diretiva de Grupo Local", vá em: "Diretiva Computador Local > Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Gerenciamento da comunicação da Internet > Configurações de comunicação da Internet". Dê um duplo clique na "Configuração" chamada “Desativar Atualização Automática de Certificados Raiz”.


7. Selecione a oção "Habilitado" e clique em "OK".



    A partir da versão: 1.0.0.456.
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